OS CHAKRAS E OS PLEXOS – O QUE SÃO?

Por Paula Cabral

Algumas pessoas me perguntam: são a mesma coisa? Os plexos e os chacras?

Um espelha o outro, no corpo físico encontramos os PLEXOS – Nosso sistema nervoso é complexo e incrivelmente inteligente e atravessa todo o corpo, formando uma série de “Cordões”. Em certos pontos, as células nervosas formam uma espécie de rede compacta, um emaranhado que parecem nós de uma linha embaraçada, assim são os plexos. Estão no corpo físico, e alguns são considerados de maior importância, pela localização e pelo trabalho que realizam.

Esses Plexos, localizados no corpo físico, se apresentam no corpo astral (perispírito) e possuem funções que realizam um trabalho específico. No mesmo local dos plexos físicos, o corpo astral possui “turbilhões ou rodas”, que servem de ligação e captação dos elementos fluídicos do plano astral. A estes pontos ou centros de força, chamamos CHAKRAS.

Plexos: situados no corpo físico, são agrupamentos de músculos, nervos e vasos sanguíneos do organismo humano.

Centros de Força (Chakra): localizados no perispírito, trabalham em ligação com os plexos do corpo físico. São receptores e transmissores de energia cósmica e espiritual. Eles “alimentam” o metabolismo perispitual.  A palavra chakra é sânscrita e significa roda de luz.

Os centros de força ou chakras estão situados desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça, portanto nós temos sete chakras principais.

O nosso padrão vibratório, ou seja, nossos pensamentos, determinam nossa saúde física e espiritual, portanto, dependendo de nossos pensamentos e atitudes, podemos causar desequilíbrio nos nossos chakras que irão refletir em nossos plexos e causar diversos tipos de doenças.

Entenda a função de cada um dos sete chakras principais

7.CORONÁRIO – CONEXÃO COM A FONTE

Chamado de Chakra da Coroa ou Sahasrara. Sua cor é violeta com nuances de branco e dourado. Ele está localizado no ponto mais alto do centro da cabeça.  Sua simbologia é a flor de lótus que tem 1000 folhas. Está diretamente ligado ao cérebro e à conexão com o cosmo. A glândula correspondente deste centro energético é a Pineal que tem uma função bem ampla em todo o nosso organismo. Este em desarmonia, pode causar diversos problemas como a desconexão com o todo, a depressão, ideias suicidas e um medo limitante que pode bloquear os outros chakras.

6.FRONTAL OU TERCEIRO OLHO – Representa a mente e a intuição

Cor – azul índigo. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.

Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos. Os médiuns videntes e clarividentes, enxergam através deste chakra.

5.LARÍNGEO

Cor – azul claro. É a maneira que cada um se expressa. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.

Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação – geralmente a falta dela – o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e “engolir sapos”. Médiuns que realização a psicofonia, está a utilizar este chakra.

4.CARDÍACO

Cor – verde e rosa. Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais. É através deste poderoso chakra que cocriamos nossos sonhos, quando colocamos intensão e sentimento, ele tem um poder de magnetização 5.000 vezes maior que nossos pensamentos.

Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

3.PLEXO SOLAR

Cor amarelo dourado. É onde “mora” o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Sua funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle. O órgão que ele tem maior incidência é o pâncreas e todo o sistema digestivo, Dentre os chakras do corpo, é no plexo solar que depositamos as vibrações que provém de energias negativas como o ódio, mágoa, nervosismo e tristeza. É comum quando não estamos satisfeitos com algo ou muito decepcionados na vida, sentirmos inchaços na barriga dor de estômago, este são alguns dos sintomas quando este ponto encontra-se desalinhado.

Este chakra é muito utilizado pelos médiuns para a materialização e contato com seres do plano espiritual, isso se deve ao fato de que é no plexo que encontramos o centro da energia mística em nosso corpo. O plexo solar é o chakra que mais é sensível aos nossos atos e estímulos do mundo.

2.SACRO OU ESPLÊNICO

Cor – laranja. Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do “eu” através da sexualidade e/ou criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado).

Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.

1. BÁSICO

Cor – Vermelho.A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.

Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de “gana”, atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o “viver para ter”.

Meditação guiada, mantras e respirações, ajudam e muito no equilíbrio dos nossos chakras e plexos, mas nosso autocontrole e padrões de pensamentos é que irão determinar qual rumo tomaremos em nossas vidas.

Gratidão e namastê!

Paula Cabral

Olá Sou a Paula Cabral fundadora da Quantic Despert, gratidão por estar aqui!

Deixe um comentário