ARQUÉTIPOS

A palavra Arquétipos vem do grego (ARCHÉTIPÓS) – arché: (ponta, posição superior, princípio) tipós: impressão, marca, tipo. É um conceito que representa as primeiras impressões sobre algo.

Platão (427a.C – 347a.C ) já dizia:

“A forma como percebemos o mundo à nossa volta é influenciada por impressões prévias que vão sendo cravadas em nossas mentes. Essas percepções ficam ali, sedimentadas em nossa psique, por milênios”. 

Platão

Conceito criado por Carl Gustav Jung (1875 – 1961) – Psiquiatra e Psicoterapeuta Suiço fundador da Psicologia Analítica. É conjuntos de imagens primordiais que dão sentido às histórias do passado entre gerações, formando o conhecimento e o imaginário do inconsciente coletivo, estruturas inatas, que servem de matriz para a expressão e desenvolvimento da psique. Também é associado a experiências universais como vida e morte e explorado em diversos campos de estudos.

“Todo símbolo é energia e informação. Todo símbolo por si mesmo produz um resultado em termos de neurotransmissores produzidos em quem usa ou quem o vê”

Hélio Couto

A energia dos Arquétipos

Segundo Professor Hélio Couto, o uso dos arquétipos, produz neuro-associações com um determinado produto ou ideia. Todo símbolo (arquétipo), manipula energia e influencia imediatamente que o usa ou quem o vê, manipula uma realidade para o bem ou para o mal e mexe com energias primordiais e telúricas. É preciso saber muito bem o que se está fazendo com um símbolo, pois um resultado é inevitável.

Os arquétipos exercem influência nos seus sentimentos e ações, mesmo que, na maioria das vezes, isso ocorra de forma inconsciente. Por ex: o que você associa quando vê a imagem de um cachorro? se for amizade, fidelidade, então o cachorro é um arquétipo de fidelidade, lealdade. Percebe como associamos imagens mesmo que de pessoas a um tipo de energia? resumido é um conjunto de representações do que seria o modelo ideal de algo que já faz parte do nosso inconsciente.

“Sua visão clareará apenas quando você conseguir olhar para seu próprio coração. Aquele que vê o lado de fora, sonha; aquele que vê o lado de dentro, desperta.” 

Carl Gustav Jung

De onde se originam os Arquétipos?

Os arquétipos são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povo, não são memórias coesas e “palpáveis” no contexto ou definição clássica de memória, mas são o conjunto de informações inconscientes que motivam o ser humano a acreditar ou dar crédito a determinados tipos de comportamento. Correspondem ao conjunto de crenças e valores comportamentais básicos do ser humano. Podem se manifestar nas crenças religiosas, mitológicas ou no comportamento inconsciente do indivíduo.

Para Jung, os arquétipos estão presentes na vida do homem desde os tempos mais remotos, e não mudaram até hoje. Constituem o inconsciente coletivo, e são um pouco difíceis de entender por não serem concretos, e sim, apenas ideias bem vagas e conceituais.

Arquétipos positivos e sua utilização

Elainne Ourives diz que: Os arquétipos positivos, podem representar: crescimento, desenvolvimento, poder, autoestima, realização, dinheiro, prosperidade, emprego, saúde, união,etc. Induzem a produção de neuro transmissores que geram poder e felicidade. Produzem resultados positivos e fortes, como crescimento, riqueza, prosperidade, elevada autoestima, sistema imunológico forte, alegria, criatividade, entre outros.

Águia, falcão, gavião, coruja: Produzem dopamina. Os mais poderosos arquétipos que existem. Provoca elevadíssima autoestima, prosperidade, crescimento, realização, sabedoria, poder, etc. O impacto emocional deste arquétipo nunca deve ser subestimado. Provoca a superação de qualquer desafio, perda, luta, etc. Indispensável para vencer na vida.

Existem muitos outros arquétipos, tanto na simbologia, como animais de poder. Vamos citar alguns:

Águia

Representa a iluminação, visão aguçada, elevação de espírito, independência. Simboliza renovação, encarar o medo do desconhecido, ultrapassar barreira, “voar além de seus limites”. A águia é para quem está no topo da piramide, como o CEO de uma empresa. Ela está no topo da cadeia alimentar, não existe predador pra ela, apenas presas. Se você não é o presidente, use outro arquétipo, como cavalo ou tigres.

Coruja

A Coruja, revela habilidades ocultas, simboliza sabedoria, vigília, visão interior.  Evite usar no trabalho, pois inconscientemente traz a ideia de querer ser mais poderoso. Principalmente se você não está no topo da hierarquia, passa a informação de competir com seu superior e colegas.

Usado de forma adequada, ajuda a sair da estagnação; facilidade em superar os desafios; eleva crescimento e alta busca por conhecimento.

Ela traz a frequência de sabedoria, ótimo pra usar no momento de estudo. Caso você esteja em fase de preparação para algo, como uma prova, por exemplo, é ideal. Ou se você é simplesmente um amante de novos conhecimentos. A coruja também é super protetora, quem tem filhos pequenos é recomendado, pois ela está sempre preocupada com a prole e com quem está ao seu redor. Não é à toa a palavra “mãe coruja”.
Ela produz dopamina. É um animal de hábitos noturnos e com foco, também está sempre em estado de alerta. Não é indicado usar no quarto de dormir pois pode causar insônia, melhor que seja colocado em um espaço de estudos.
Há relatos de pessoas que ficaram irritadas usando esse arquétipo.

Alce

Traz prosperidade e auto estima.  Ótimo arquétipo para tomada de decisões. Pode ser usado em momentos que necessite gerar confiança, passar segurança e conduzir da melhor forma uma situação. Bom para liderança.Cuidado nos relacionamentos, ele é um arquétipo alfa. Também traz a frequência da fecundidade.

Flamingo

Famoso arquétipo para relacionamento. Você dificilmente verá um flamingo sozinho. Por ser um animal monogâmico, ele traz a frequência da fidelidade. Deve ser usado por quem quer um relacionamento afetivo com lealdade e duradouro. Para quem já tem um relacionamento e quer fortalecer a relação, seria um arquétipo ideal. Nesse caso, você pode colocar um casal de flamingos no quarto do casal. Ele também traz várias outras informações como beleza, amor, equilíbrio, saúde, amizade, fraternidade, sociabilidade. 

Espero que tenham gostado do artigo.

Comente quais arquétipos você gostaria de ver por aqui.

Gratidão e Namastê

Paula Cabral

Olá Sou a Paula Cabral fundadora da Quantic Despert, gratidão por estar aqui!

Deixe um comentário