AS 12 LEIS UNIVERSAIS

As 12 leis universais são consideradas leis intrínsecas e imutáveis de nosso universo, que as culturas antigas sempre conheceram intuitivamente. As leis são frequentemente associadas ao Ho’oponopono, uma meditação pela liberdade originada na antiga cultura havaiana. Algumas das leis, no entanto, também são atribuídas à filosofia hermética que remonta ao antigo Egito. Todas as leis estão relacionadas a como gerimos a vida com amor e alegria.

AS 12 LEIS UNIVRESAIS

1. LEI DA UNIDADE DIVINA

Esta primeira lei é a mais fundamental lei do universo que destaca a interconexão de todas as coisas. Afirma que além de nossos sentidos, todo pensamento, ação e situação está de alguma forma conectada a tudo e qualquer coisa. Para compreender esta lei há que ter em mente as seguintes questões: “Como posso mostrar mais compaixão e aceitação por aqueles que não entendo?” ou “O que é que o amor faria?”

2. LEI DA VIBRAÇÃO

A nível microscópico está tudo em constante movimento e a vibrar numa frequência específica, isto aplica-se à matéria, mas também à frequência individual de cada um de nós. Esta lei diz que a nossa frequência vibracional pode expressar a nossa experiência passada.
Se sentir necessidade de elevar sua frequência (boas vibrações), há muitas práticas excelentes como: o ioga, os banhos de som e o trabalho com os chakras.

3. LEI DA CORRESPONDÊNCIA

Esta lei afirma que os padrões repetem-se em todo o universo e num nível pessoal a nossa realidade é um espelho do que está acontecer dentro de nós num certo momento, ou seja, como é por dentro, é por fora.
Por exemplo: se a nossa vida é caótica e assustadora, é porque há caos e medo dentro de nós. Se a nossa vida parece calma é porque sentimos paz interior. Em qualquer situação problemática, esta lei sugere que questione o que uma determinada situação lhe está a mostrar sobre si e o que requer cura interior.


4. LEI DA ATRAÇÃO

Sem dúvida a mais conhecida lei universal, a lei da atração costuma ser usada para manifestação. Diz que semelhante atrai semelhante e que obtemos aquilo em que nos concentramos.
Além disso, temos de acreditar que o que estamos à procura é possível obter. É semelhante à lei da vibração: é importante aprender a vibrar num nível que atraia o que procuramos. Se procuramos amor, mas não damos amor, por exemplo, estamos a enviar ao universo uma mensagem sobre as nossas prioridades. Se repetimos uma afirmação, mas não acreditamos, é inútil. Quando nos concentramos no que queremos versus o que não queremos, isso aparecerá na nossa vida.


5. LEI DA AÇÃO INSPIRADA

Intimamente relacionada à lei da atração, a lei da ação inspirada trata de tomar medidas reais para convidar o que queremos para as nossas vidas. Frequentemente, a inspiração vem de dentro: a ação inspirada é um impulso interno, mas nem sempre é um plano de ação. Praticar a lei significa desacelerar, ficar quieto e criar espaço para acontecer uma orientação interna. Quando deixamos de lado a nossa necessidade de organizar e controlar como tudo vai acontecer e estamos abertos a todas as possibilidades, abrimos espaço para novas maneiras de atingir os nossos objetivos.

6. LEI DA TRANSMUTAÇÃO PERPÉTUA DE ENERGIA

Esta lei afirma que num nível energético, tudo no universo está em constante evolução ou flutuação. Cada ação é precedida por um pensamento, em que os próprios pensamentos têm o poder de eventualmente se manifestar na nossa realidade física. Já esteve perto de uma pessoa negativa e sentiu que o seu próprio positivismo se esgotava? Este é um exemplo – mas também pode funcionar ao contrário: frequências mais altas transmutam as mais baixas quando aplicadas com intenção. Sabendo disso, podemos procurar ativamente elevar a energia negativa ao nosso redor com os nossos pensamentos e ações.

7. LEI DE CAUSA E EFEITO

Esta lei destaca a relação direta entre ações e eventos. O que muitas vezes acontece é que não conseguimos ver os efeitos imediatamente, mas eles voltarão.
As vibrações e energias que colocamos nas coisas e situações podem não manifestar-se num determinado momento, mas têm um efeito cascata e afetam os resultados dos eventos.

8. LEI DE COMPENSAÇÃO

A lei da compensação está intimamente ligada à lei da atração e à lei da correspondência. “Colhemos o que semeamos” é o principal mote desta lei, que afirma que todos os esforços têm resultados positivos. Devemos sempre contribuir para os nossos objetivos, de maneira que atraia (ou compense) amor e apoio.

9. LEI DA RELATIVIDADE

Esta lei sugere que temos a tendência para comparar as coisas no nosso mundo, mas, na realidade, tudo é neutro. O relativismo existe em todas as coisas e, no final, o significado destas resume-se à nossa perspetiva e perceção. Aplicar esta lei pode-nos ajudar a entender momentos mais difíceis da nossa vida com maior compaixão. A ideia principal é valorizarmos o que temos sem precisar de comparar com outras pessoas e coisas.


10. LEI DA POLARIDADE


Esta lei diz que tudo na vida tem um oposto: bem e mal, amor e medo, calor e frio. A chave é entender que estes são os dois lados da mesma moeda. Ou seja, todo o contraste traz mais clareza. Sintonizarmo-nos com esse oposto pode revelar-nos uma nova perspetiva ou lição.


11. LEI DO RITMO


Os ciclos são uma parte natural do universo. Podemos pensar sobre as estações do ano na Terra ou relativamente às nossa vidas, podemos recordar que a integração é tão importante quanto o crescimento. Estamos constantemente a pensar que temos que ser sempre iguais o tempo todo, quer pensemos na nossa saúde ou mesmo na produtividade, mas isto não é sustentável. Observe os seus ritmos internos e tente trabalhar com eles em vez de lutar contra eles. Sente-se esgotado? Talvez seja melhor descansar um pouco em vez de estar em constante exigência para seguir em frente.


12. LEI DO GÉNERO

Por último, a lei do género relacionada à energia masculina e feminina que existe em todas as coisas. Alcançar o seu equilíbrio entre as energias masculinas e femininas pode ajudá-lo a viver de forma mais autêntica.

São estas as 12 leis universais. A intenção é que compreenda as leis de forma a que façam sentido para si, para que possa trabalhar com elas nos eventos e situações do seu dia a dia.

Paula Cabral

Olá Sou a Paula Cabral fundadora da Quantic Despert, gratidão por estar aqui!

Deixe um comentário